top of page

Neurociência da Beleza

Atualizado: 15 de mai. de 2020


O que faz algo ser bonito ou feio? Dentro da nossa sociedade há o consenso que beleza é um produto da consciência social, sendo determinada apenas pelo padrão que a sociedade vigente estabelece, sendo assim, a linha de pensamento sobre o que é bonito sempre se agarra somente ao contexto das humanidades, no entanto, nas últimas décadas o assunto tem sido coberto também pela psicologia e neurociência, adentrando a visão científica no assunto.

Ao observar o sentido evolutivo da espécie humana, observa-se que beleza tem um papel importante na estratégia de sobrevivência que adotamos, afinal de contas procriamos com quem achamos bonito. Mas afinal, como ocorre o estabelecimento das regras de beleza? Muitos estudos apresentam que simetria, diversidade e hormônios são as principais variáveis para a definição ocorrer em uma sociedade. Por exemplo ao adotar o que seria mais bonito, a mistura de diferentes etnias, que consequentemente abrigariam mais diversidade genética e melhor adaptabilidade, ou alguém vindo de família endêmica, que apresenta maior probabilidade erros genéticos, a maioria tende a achar pessoas vindas de misturas de etnias mais bonita. A simetria também é um sinal de beleza que está ligado a um indicador de saúde, pois assimetrias muitas vezes são acometidas por erros genéticos ou infecções. E por fim, hormônios como a testosterona que são grandes formadores de características femininas e masculinas, como pelos e estrutura óssea.

Claro que beleza não é um termo exclusivo da sexualidade, nós a atribuímos a arte, produtos e vivências. Quem nunca ouviu uma música e sentiu-se estonteante com a beleza que cada verso continha? Ou lembrou de um momento e pensou "que memória bonita"? Essas colocações são essencialmente diferentes, no entanto o sentimento de “paixão" é semelhante, e biologicamente ativa áreas do encéfalo de forma parecida, como as área de prazer (hipotálamo e área tegmental ventral) e a de defesa (amígdala e córtex motor).

O processamento da beleza é discutida pelo Professor de Neurociência da Estética na UCL, Semir Zeki que aborda esses assuntos em sua palestra no TEdx:

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page