top of page

O que influencia o conceito de beleza?


Existem muitos estudos relacionados com a beleza e como ela é definida. Um dos maiores questionamentos é saber porque algo é considerado belo. Será devido a aspectos concretos ou abstratos?

Em um estudo realizado por Wei Zhang e Xianyou He, 19 estudantes universitários participaram de um experimento que pretendia responder a essa pergunta. O experimento consistia em apresentar pictogramas e oráculos para os participantes, que deveriam julgar esteticamente as imagens apresentadas. Os pictogramas poderiam representar objetos bonitos ou feios, sendo o aspecto concreto, e os oráculos poderiam ter significado semântico positivo ou negativo, sendo o aspecto abstrato, ambos sendo antigos caracteres chineses.

O efeito de processamento semântico, que poderia influenciar na escolha dos participantes, foi evitado utilizando-se pictogramas e oráculos desconhecidos para eles.

Foram realizados fMRI ( Ressonância Magnética Funcional) nos voluntários para identificar as áreas atuantes no processo de julgamento estético.

Ao final do experimento, os resultados obtidos foram interessantes. Os pictogramas de objetos bonitos e os oráculos positivos foram mais vezes julgados como belos. Ao mesmo tempo, houve mais pictogramas de objetos feios declarados bonitos do que de oráculos negativos. Ou seja, os conceitos abstratos de beleza parecem ser mais universais que os conceitos concretos, já que houve mais aceitação de belo em pictogramas que representavam objetos feios do que oráculos que representavam conceitos negativos.

As imagens de fMRI mostraram que a interpretação de beleza nos pictogramas concretos e nos oráculos abstratos é composta por um conjunto de funções cognitivas com grande distribuição de redes neurais.

Os resultados encontrados poderiam sugerir que:

  • os julgamentos de beleza dos pictogramas envolvem a participação conjunta de processamento perceptual, julgamento cognitivo, recompensa e experiência incorporada e depende majoritariamente da qualidade estética do objeto, abrangendo áreas de recompensa e motor-relacionadas.

  • a interpretação do feio e negativo, ativa apenas áreas responsáveis pelo processamento perceptual. (No giro occipital bilateral inferior).

Sendo assim, os experimentadores chegaram à conclusão de que a beleza é em parte definida por parâmetros e estímulos do objeto,ou seja, apresenta características físicas definidas. Porém, os teste realizados com os oráculos mostraram que o julgamento estético também está relacionado com os significados sociais.

Ou seja, através desse estudo é gerada a possibilidade de manipular a sensação de beleza através da implementação de conceitos sociais de positivo ou negativo, bom ou mau, podendo ser utilizado para melhor expressar as ideias de um diretor de cinema, propagandas, guiando o espectador da melhor maneira.

Exemplo de oráculo chinês antigo Exemplo de pictograma utilizado

Referência:

Wei Zhang, Xianyou He, Siyan Lai, Juan Wan, Shuxian Lai, Xueru Zhao and Darong Li. Neural substrates of embodied natural beauty and social endowed beauty: An fMRI study. Sci Rep. 2017; 7: 7125. doi: 10.1038/s41598-017-07608-8


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page