top of page

Mercado Jovem




Existe uma mudança constante quando o assunto é mercado, principalmente o mercado jovem. O tempo aparenta passar cada vez mais rápido e as mudanças no âmbito comercial acompanham essa velocidade. O mercado jovem é o foco de muitas empresas que buscam conquistar um espaço no carrinho de compras desse tipo de público. Então, o que realmente importa para esse tipo de consumidor? Qual é o aspecto mais importante de um produto para que a compra seja efetuada?


Um estudo publicado em 2017 buscou analisar alguns parâmetros para compreender melhor o público jovem. A ideia do estudo era verificar qual tipo de embalagem gerava a decisão de compra. Para isso, foram analisados dois tipos de produtos, um deles hedônico (hedônico se refere à uma decisão baseada na atratividade e nas informações sensoriais), nesse caso a barra de doces foi escolhida (ex.: barra de chocolate) e o outro produto era funcional (com processo de escolha baseado em análises cognitivas mais profundas), nesse caso um suco de fruta contendo leite foi o escolhido. Os parâmetros observados foram as cores (aspectos visuais) vermelho, preto e azul, e a descrição dos componentes do produto (aspectos técnicos) sendo a escrita normal e a escrita com contorno enaltecendo o texto. Além disso foi observada a atitude dos jovens e sua intenção de compra.


A amostra utilizada foi de 300 jovens, divididos entre dois grupos iguais a fim de analisar o produto hedônico e o produto funcional, respectivamente. A média de idade do estudo foi de 21,84 anos, havendo participantes dos dois gêneros (masculino e feminino). A hipótese presente nessa área anteriormente era de que os produtos hedônicos teriam maior influência das pistas visuais e os produtos funcionais teriam maior influência dos aspectos técnicos, como um texto informativo. No entanto, os resultados contradizem essa afirmação.


Os resultados indicaram que as pistas visuais são essenciais para esse tipo de público, não importa se o produto é hedônico, como uma barra de doce, ou funcional, como um suco de fruta contendo leite. A inserção de informação sobre determinado componente que pode trazer algum benefício em produtos mais saudáveis é importante, porém não garante qualquer tipo de sucesso dentro desse mercado atendendo ao público jovem. Além disso, o estudo não demonstrou uma relação direta entre as atitudes dos jovens e sua intenção de compra, ao contrário do que estudos anteriores diziam. Normalmente, uma pessoa pertencente a essa faixa etária não vai analisar o produto, ler as informações escrita, ver quais os benefícios para então optar pela compra dele. O que realmente ocorre é algo muito mais sucinto e direto, como uma atração obtida através das informações sensoriais do produto e uma intenção de compra direta.


A conclusão que pode ser obtida é que as pistas visuais são essenciais para qualquer tipo de público, porém elas aparentam ter uma importância ainda maior quando se trata de jovens. Uma hipótese para que isso ocorra é um menor conhecimento técnico referente aos itens contidos no produto (a exemplo dos benefícios de uma vitamina) em comparação com os adultos mais velho e os idosos. Além disso, estudos analisando mais fundo as decisões de compra relacionadas a outros fatores como gênero, classe social e localização geográfica devem trazer informações ainda mais assertivas sobre o assunto. Então, lembre-se... Se quer criar um produto para o mercado jovem, invista no visual, não importa se será algo mais hedônico ou mais funcional.


Referências:

Vila-López, N. and Küster-Boluda, I., (2018). Commercial versus technical cues to position a new product: Do hedonic and functional/healthy packages differ? Social Science & Medicine, 198, p.85-94.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page